Sucessão Familiar,

As empresas familiares têm uma importância fundamental em nossa economia, somam 2/3 de todas as companhias pelo mundo e empregam entre 50% a 80% das pessoas na maioria dos países. No Brasil (segundo o Sebrae) 90% das empresas são de origem familiar. Estimativas mostram que 80% destas empresas irão mudar de mãos, sendo que apenas 3% delas conseguirão chegar na 3ª geração.

40% dos donos de empresas apontam que seus negócios são totalmente dependentes deles e, 62% não escolheram seu sucessor.

E por que as famílias empresárias tem tanta dificuldade com a sucessão?

Os principais motivos apontados são: quebra de confiança e falhas de comunicação, herdeiros despreparados para a sucessão, entraves relativos a transferência patrimonial e tributação e, por fim a falta de um propósito familiar consistente que permita a correto uso da riqueza da família.

Você sabia que cerca de 50% das empresas não tem planos reais de passar o negócio para a próxima geração?

Ficam amedrontadas com seus desafios, de preparar as novas gerações, balancear poder, autoridade e os papeis familiares e, principalmente gerir os conflitos advindos destas escolhas. O melhor momento de organizar a casa, colocar regras nas relações entre sócios, executivos e familiares é quando ainda não existem conflitos instalados. Após situações de estresse, tais como separações ou falecimentos, os ânimos se acirram e é normalmente mais trabalhoso chegar a acordos com transparência e boa comunicação.

Alguns pontos estão presentes em núcleos familiares de sucesso:

- Reuniões regulares entre familiares e/ou acionistas para discutir as questões de negócios;

- Tem um conselho de administração eficaz;

- Conhecem suas competências, capacidades e sabem os papeis dos sócios, executivos e familiares no negócio;

- Tem um conjunto de regras definidas que norteia o processo de sucessão, tanto executivo quanto familiar e patrimonial. Manter o equilíbrio entre a família e o negócio é fundamental.

Cada família é única, tem certas características únicas que resultam em vantagens competitivas, mas também complexidades. Uma das formas de concretizar o propósito e ajudar a construir um mundo de negócios melhor para as empresas familiares, é buscar serviços externos direcionados, profissionais experientes com abordagens multidisciplinares e boa comunicação.

 

** Algumas estatísticas e informações são compilações da MPrado Governança em seus projetos no mercado brasileiro por Wanderson Rodrigues . Outras provém de fontes como o IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.